quinta-feira, 5 de julho de 2012

A vida é um jogo... Ou o jogo é a vida?


Acredito que a vida seja o sinônimo de jogo... É, jogo mesmo, de videogame, aquele que um domingo á tarde você junta os seus primos para jogar uma partida. Aí você deve estar se questionando, mas... Jogo, vida? Como assim? E é assim que eu começo... Você já percebeu quantos tipos de jogos você tem para escolher? Então, esse que você irá escolher vai ser o seu destino, que você não percebe que você mesmo que o escolhe e depois o nomeia de destino. Esse jogo começa no nível fácil, só te mostrando técnicas, jeitos diferentes de sair de enrascadas, buracos onde você pode afundar, te mostra o enredo do jogo e suas principais características, quando você começa, ainda tem a ajuda do tutorial... Que pra quem saber, é aquele mecanismo que te ajuda fazer tudo, como se fosse seus pais, sabe? Aqueles primeiros á ter dar alguma noção sobre a vida. Mas seu nível começa a crescer, e a vir dificuldades, como a vida, onde você começa a crescer e ganhar responsabilidades, precauções, preocupações, "buracos" onde você pode cair, mas lembre-se sempre haverá um atalho para sair desse nível, e tudo isso apenas será uma fase. Infelizmente esse jogo um dia acaba, o tempo esgota, você perde ou você ganha. E é engraçado o fato de você ficar com raiva quando você perde, mas... Será que você percebeu que desde o início foi você que conduziu o seu jogo? Foi você que fez perder, ganhar, quantas vidas, quanto bônus, foi você que por falta de atenção, caiu no buraco... Ou salvou a princesa, na verdade, achou a princesa da sua vida. E quando aparecer o "game over", aí... Você não tem mais como fazer nada, porque o seu tempo esgotou e tudo o que deveria ser feito, foi feito, não adiantará arrependimentos... Que sua fase, seu nível, seu jogo não irá mais retornar. O problema é que a vida não tem o botão continuar, ela é única. Quando você apertar seu start, pense bem... Porque um dia, meu caro, o "game over" chega.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Puxa ... estou sem palavras ! Muito bom ! Gostei bastante da alegoria ! Realmente a vida vai ficando cada ez mais difícil como num videogame ! Há fases que são extremamente complicadas e por um momento até chegamos a pensar em desistir... mas seguimos em frente e alcanssamos nossas metas ! Pelo menos é assim q deve ser...

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelos elogios! É muito gratificante "ouvir" isso. A vida é literalmente um videogame, com suas fases complicadas, porém passageiras.

    ResponderExcluir